No dia 18 de dezembro de 2023, um treinamento foi conduzido por Rose Mary Torres, Valquiria Bitencourt e Cecilia Valdez, apoiadoras do Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS) Práticas Integrativas, no auditório da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti. O propósito desse evento foi habilitar os profissionais de saúde da Atenção Primária (AP) 5.2 na prática da Auriculoterapia, uma abordagem terapêutica fundamentada na estimulação de pontos específicos na orelha.

Ao longo do curso, os participantes foram expostos a conhecimentos teóricos e práticos acerca da Auriculoterapia, abordando aspectos como a identificação precisa dos pontos auriculares e as diferentes técnicas de estimulação empregadas nessa terapia. Destacaram-se também os benefícios associados à Auriculoterapia no tratamento de variadas condições de saúde.

Reconhecida como uma terapia complementar eficaz para abordar questões como ansiedade, dores osteomusculares e cessação do tabagismo, a Auriculoterapia agora se soma ao repertório dos profissionais capacitados durante o treinamento. Esses profissionais estão prontos para aplicar essa abordagem na Atenção Primária, oferecendo um cuidado mais holístico aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia, ao estimular pontos específicos na orelha, busca promover o equilíbrio do organismo e instigar mecanismos de autorregulação do corpo, contribuindo para o alívio de sintomas e promovendo o bem-estar dos pacientes.

A inclusão da Auriculoterapia nos protocolos de tratamento da Atenção Primária representa um avanço na ampliação das opções terapêuticas oferecidas aos pacientes. Agora, munidos dessa qualificação, os profissionais de saúde têm à disposição recursos adicionais para fornecer um cuidado personalizado e abrangente, atendendo às necessidades individuais de cada paciente. A utilização da Auriculoterapia reflete o compromisso em adotar abordagens integrativas e complementares visando melhorar a qualidade de vida e promover a saúde na comunidade.

Resumidamente, o treinamento proporcionou aos profissionais de saúde da Atenção Primária uma capacitação em Auriculoterapia, uma técnica terapêutica promissora. Com essa ferramenta recém-adquirida, eles estão aptos a empregar a estimulação dos pontos auriculares para auxiliar no tratamento da ansiedade, dor osteomuscular e tabagismo, contribuindo para um cuidado mais abrangente e adaptado às necessidades individuais dos usuários do SUS.

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar