Caminhada Combate as Arboviroses CF Arthur Zanetti

Aconteceu nessa manhã do dia 29 de novembro de 2023 uma caminhada contra arboviroses, os profissionais de saúde junto com a profissional de Educação Física Cyntia Francisco, da equipe Emulti e os alunos do programa academia carioca realizaram a caminhada no território da equipe Timbaúba em Campo Grande Rio de janeiro. O agente de vigilância em saúde (AVS) Sergio, ajudou a promover a ação no território.

Arboviroses

São doenças infecciosas febris agudas com grande importância epidemiológica pelo elevado potencial de disseminação em áreas urbanas, transmitidas através da picada de mosquitos infectados.

No Brasil, as principais arboviroses são: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, sendo todas estas transmitidas pelo mesmo vetor (fêmea do mosquito Aedes aegypti).

São condições favoráveis para a propagação dos arbovírus: elevadas temperaturas e índices de chuva; alta infestação de vetores e hospedeiros primários; presença de indivíduos suscetíveis; e eventualmente, novas linhagens do vírus, podendo a doença se dispersar para áreas não endêmicas.

As atividades realizadas foram;

Apresentação das arboviroses urbanas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na cidade do Rio de Janeiro (Dengue, Zika e Chikungunya);

Limpeza dos locais com possiveis focos e coleta de recipientes, a orientação é manter os quintais sempre limpos, eliminando pneus velhos, latas, garrafas, vasilhas plásticas ou qualquer outro recipiente que possa acumular água. O objetivo: Orientar a população sobre os cuidados necessários que devem ser tomados contra o mosquito aedes aegypti.

Apresentação dos seus principais criadouros e formas de eliminação, orientação sobre prevenção e controle através de maquete de “imóvel correto e imóvel incorreto. Os profissionais envolvidos foram,  Cyntia, Avs Sergio, Acs’s Bruna, Rafaela, Aline, Amanda, Eliane, Vanessa, Marcelo e a quipe DVS, Vanessa Bresler, Edmar de Oliveira e Maria Alice Cabral. Tivemos mais de 100 participantes.

Principais Agravos:

 

Instagram: CAP 5.2

Instagram: @vigilanciaambiental52

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.