Esse é um projeto da Professora de Educação Física Cyntia Francisco do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizado junto com as alunas do programa academia carioca e comunidade local, é um projeto piloto que irá rodar no território da área programática (AP 5.2). Esse projeto começou no programa academia carioca da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro e foi realizada em 10/05/2023 uma exposição com os trabalhos realizados.
Além das atividades do programa academia carioca o trabalho artesanal dá às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos; reconhecimento e ênfase no trabalho doméstico e de cuidado não remunerado; políticas de proteção social e promoção da responsabilidade pela divisão de tarefas relacionadas ao cuidado e à reprodução social dentro e fora de casa.
O artesanato é cada vez mais um poderoso aliado do empoderamento feminino, com significado na transformação de tradições e famílias. Por meio do trabalho braçal, as mulheres foram inseridas no mercado de trabalho, seu trabalho valorizado e uma nova realidade social estabelecida para suas famílias.
O crochê é uma forma de arte têxtil que remonta a muitos séculos. Embora a sua origem exata seja incerta, o crochê tem sido praticado em diferentes culturas ao redor do mundo. Acredita-se que as primeiras formas primitivas de crochê surgiram no século XVI, na Europa, especialmente na França, Itália e Irlanda.
Apesar dos desafios persistentes, uma série de políticas econômicas e sociais têm contribuído para o avanço da mulher brasileira nos últimos anos.
Você vai ficar aí ou se juntar ao movimento de mulheres empoderadas?
“Aquelas que fazem parte do projeto artesanal do programa academia carioca se destacam na comunidade local ao realizar seus projetos”.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Texto: Marcio Dalla | Foto: Marcio Dalla
Fonte: Jota
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.