Os profissionais da área programática (AP 5.2) participaram da reunião com o tema vigilância sentinela na sala de informática da OTICS-RIO Campo Grande, com o objetivo de sensibilizar os pontos focais das unidades de atenção primária à saúde (UAPS) para a importância deste escopo de trabalho e a captação precoce de doenças e agravos de possíveis emergências de saúde pública.

Vigilância Sentinela CAP 5.2 Vigilância Sentinela CAP 5.2

Participaram os seguintes profissionais, Tainara Melo e Nádia Quaresma – URR CAP52, Anderson Guedes e Thalita Vieira – DVS 52, Márcia Bittencourt – SVS XVIII RA, Mariana Alves – estagiária DVS 52.

O que são unidades primárias de saúde?

As Unidades Básicas de Saúde, que são as principais estruturas físicas da Atenção Básica, são instaladas próximas da vida dos usuários, desempenhando um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade.

 Vigilância Sentinela CAP 5.2 Vigilância Sentinela CAP 5.2

Saúde Pública é o nome dado às práticas e medidas de responsabilidade do Estado para garantir que todo cidadão tenha acesso à saúde física, mental e social. Essas ações são também olhadas de perto e, muitas vezes, coordenadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde.

 

Fonte: gov.br/saude/

 

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina