No dia 31 de julho de 2025, foi realizado no auditório da OTICS-Rio Campo Grande mais um encontro do “Grupo de Mães Atípicas”, promovido pelos profissionais de saúde da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti. A atividade contou com a participação da médica Brendha Leandro, da profissional de educação física Cyntia Francisco, do psicólogo Douglas Franco e da gestora Carina Lopes, que conduziram o momento com acolhimento, escuta e informações relevantes.

O encontro teve como propósito criar um espaço seguro e afetuoso para mulheres que vivenciam a maternidade de forma diferente, por serem mães de crianças com autismo, síndromes genéticas, TDAH, entre outras condições neuroatípicas. Com um tom acolhedor e empático, as profissionais abriram o diálogo com a mensagem: “Sejam muito bem-vindas! Hoje nosso encontro é dedicado a vocês, que são base do desenvolvimento e do cuidado de seus filhos. Vamos conversar, tirar dúvidas e trocar experiências de mãe para mãe, com apoio técnico e muito carinho.

Esses grupos de apoio são essenciais para proporcionar às mães um espaço onde possam compartilhar suas vivências, angústias e conquistas sem julgamentos. Além do suporte emocional, há também a troca de informações sobre terapias, direitos, escolas e serviços, fortalecendo os laços comunitários e criando uma rede de apoio que combate o isolamento frequentemente vivenciado por essas mulheres.

A formação e manutenção de grupos como o de Mães Atípicas também representam um importante caminho para o empoderamento e para a luta por inclusão. A partir dessas vivências coletivas, as mães se sentem mais seguras, informadas e preparadas para defender os direitos de seus filhos e atuar de forma ativa em seus cuidados e na construção de uma sociedade mais acessível e compreensiva.

📍 Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
💉 Para mais informações: coronavirus.rio/vacina
📸 Instagram: CAP 5.2