No último dia 21 de novembro, no CIEP 435 – Hélio Pellegrino em Campo Grande RJ, aconteceu uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre a conscientização das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tuberculose, essa ação foi conduzida pelos profissionais de saúde e os jovens promotores de saúde do projeto RAP da Saúde da área programática 5.2 (AP 5.2).
As unidades de referência foram a Clínica da Família (CF) Sônia Maria Machado e a Clínica da Família (CF) Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, durante o evento os participantes puderam assistir a uma palestra informativa que destacou aspectos importantes sobre a tuberculose, como sinais e sintomas, formas de tratamento e os desafios enfrentados pela população, incluindo a desinformação, o preconceito e o abandono do tratamento devido à sua longa duração. Além disso, foram discutidas as ISTs, com orientações práticas para a prevenção e o combate a essas infecções, reforçando a importância do cuidado com a saúde sexual.
A atividade com a participação ativa dos adolescentes e jovens promotores de saúde RAP da Saúde, técnica de enfermagem Deise Silveira, técnica de enfermagem Ingrid Nunes, Agente Comunitária de Saúde Adriana e a Telma da Ong Vitória Regia.
A ação reafirma o compromisso das equipes de saúde e educação com a promoção do conhecimento e prevenção, essencial para o enfrentamento de desafios como a tuberculose e as ISTs.
Eventos como esse reforçam a importância de iniciativas educativas que empoderam a comunidade a cuidar da própria saúde e combatem tabus e preconceitos associados a essas condições.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina