Grupo de Dores Crônicas CF Everton de Souza Santos

A fisioterapeuta Carolina com o apoio do agente comunitário de saúde (ACS) Carlos, realizaram no dia 11 de abril de 2024 no centro de cultura e ideias (CCI) da Clínica da Família Everton de Souza Santos, o grupo para pacientes com dores crônicas, breve anamnese, que é o diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente, o grupo oferece orientações e exercícios de aquecimento, alongamento e cinesioterapia, orientações posturais e ergonômicas voltados ao tratamento de dores crônicas.

Grupo de Dores Crônicas

Conforme a fisioterapeuta Carolina, que conduz os encontros, o trabalho visa à melhora na qualidade de vida das pessoas acometidas por dores crônicas (coluna, joelhos, ombros, entre outras partes do corpo). “Geralmente, as dores crônicas são desenvolvidas ao longo do tempo e a partir de fatores como trabalho pesado, má-postura, sobrepeso, sedentarismo”, explica.

Grupo de Dores Crônicas

Dor aguda vs. dor crônica

Existem duas categorias principais de dor. Ambas podem se manifestar como leve, moderada ou grave.

1 a 2 meses – Dor Aguda

Ocorre imediatamente após uma lesão e não dura mais do que dois meses, quando tratada adequadamente.

Até 6 meses ou mais – Dor crônica

Qualquer tipo de dor que dure seis meses ou mais. É difícil de tratar porque duas pessoas não sentem dor da mesma maneira. Indivíduos que parecem ter o mesmo tipo de dor podem precisar de tratamentos diferentes.

Grupo de Dores Crônicas

O tratamento de dor crônica pode incluir:

Medicamentos para aliviar a dor (analgésicos), Métodos físicos, tais como fisioterapia. Pode melhorar a função articular e muscular.

Técnicas de analgesia complementares e integradas, tais como acupuntura, massagem e estimulação elétrica transcutânea dos nervos.

Psicoterapia e terapia comportamental.

 

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Não deixe água parada.

Vamos combater o Aedes Aegypti!