As profissionais de saúde da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, realizaram um grupo sobre Planejamento Reprodutivo no dia 26 de janeiro 2024, responsáveis pela ação, técnica de enfermagem Karoline Feitosa, técnica de enfermagem Raquel Brito, agentes comunitários de saúde Dirce Maria, Ailana Matos, Ana Cláudia e Brenda Souza.

Planejamento Reprodutivo

Os participantes receberam orientações sobre os métodos contraceptivos ofertados pelo SUS, sobre a lei do planejamento reprodutivo, orientações sobre laqueadura, vasectomia, DIU e esclarecimento de dúvidas.

Planejamento Reprodutivo

O que é Planejamento Reprodutivo?

O planejamento reprodutivo chamado também de planejamento familiar, garantido ao usuário do SUS através Lei 9.263/1996, cuida dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de homens e mulheres adultos, jovens e adolescentes com vida sexual com ou sem parceiros fixos, ofertando métodos contraceptivos eficientes e seguros. Além de contribuir para uma prática sexual mais saudável, o Planejamento possibilita o espaçamento de gravidez e a recuperação do organismo da mulher após o parto e a decisão de homens e mulheres de quando e quantos filhos desejam ter. Todos tem direito ao serviço, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero.

Planejamento Reprodutivo

Qual o principal objetivo do planejamento reprodutivo?

O planejamento reprodutivo nos remete aos direitos reprodutivos. Todas as pessoas devem ter direito a fazer sua escolha reprodutiva e de ter acesso a informações qualificadas e seguras, além de ter acesso aos meios e métodos para ter seus objetivos atingidos.

Planejamento Reprodutivo

O melhor método nem sempre é o com maior eficiência comprovada e sim aquele que está melhor adequado à realidade da pessoa. Os métodos contraceptivos podem ser classificados em:

Métodos comportamentais: tabelinha, muco cervical, temperatura basal e coito interrompido.

Métodos de barreira: preservativo masculino e feminino, e diafragma.

Métodos hormonais: pílulas anticoncepcionais, anticoncepcionais injetáveis, implantes e pílula do dia seguinte.

Método intrauterino: DIU.

Métodos definitivos: laqueadura e vasectomia.

 

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

 

 Não deixe água parada.

Vamos combater o Aedes Aegypti!