Obesidade Infanto Juvenil CMS Belizário Penna

Os profissionais de saúde da área programática 5.2 (AP), participaram da palestra sobre obesidade Infanto Juvenil, que foi ministrado pela nutricionista Camille Correia do instituto desiderata com a participação da enfermeira Lucilanea Medeiros, no dia 14 de dezembro de 2023 no auditório do Centro Municipal de Saúde (CMS) Belizário Penna.

Obesidade infantil:

Especialmente em relação ao sobrepeso é à obesidade infantil, é fundamental investir em ações de educação e formação de hábitos de vida saudáveis.

Considerada um problema de saúde pública complexa no mundo, a obesidade infantil pode ser a porta de entrada para diversas doenças crônicas, como câncer, hipertensão, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, além de contribuir no agravamento de doenças respiratórias. O Ministério da Saúde reforça que a prevenção da obesidade infantil acontece em todos os lugares e espaços frequentados pelas crianças, sendo necessário o apoio e envolvimento de toda a sociedade.

O que fazer para prevenir a obesidade infantil?

Atividade física também ajuda no combate à obesidade infantil. Mais do que isso, é fundamental para todas as etapas do desenvolvimento infantil e auxilia no equilíbrio do balanço energético

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças com obesidade aos 2 anos tem 75% de chance de ser obeso na vida adulta. O desenvolvimento de obesidade infantil está relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças a curto e longo prazo, como diabetes, resistência a insulina, hipertensão, dislipidemias, distúrbios psicológicos, complicações gastrointestinais, doenças cardiovasculares.

O que deve ser feito para evitar a obesidade infantil?

Os hábitos alimentares das crianças são formados ainda na barriga da mãe e se estendem nos primeiros anos de vida. Para evitar que se tornem adultos com excesso de peso (obesos ou com sobrepeso), os pais devem contribuir para que seus filhos tenham uma alimentação adequada e saudável.

A gestante deve optar por alimentos saudáveis, limitar o consumo de alimentos processados e evitar alimentos ultraprocessados. Depois do nascimento e até os dois anos, os pais não devem oferecer açúcar e alimentos ultraprocessados para seus filhos. Também devem manter distante dos pequenos suco de frutas e comidas industrializadas e refrigerantes. Atividade física também ajuda no combate à obesidade infantil.

Câncer infantojuvenil

Por que trabalhamos para ampliar as chances de cura do câncer infantojuvenil?

O Instituto desiderata mantém também seu compromisso com a produção e consolidação de informações sobre oncologia pediátrica e trabalha na transformação de ambientes de diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, tornando esses espaços acolhedores, lúdicos e agradáveis para pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

 

Fonte:

https://www.saude.rj.gov.br/obesidade/

https://aps.saude.gov

https://desiderata.org.br/

 

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar