Recebemos a técnica de segurança do trabalho Bruna Maia Vieira da VivaRio nesse dia 15 de setembro de 2023, para ministrar um treinamento sobre riscos biológicos e noções de combate a incêndio, esse treinamento foi voltado para os profissionais da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, que aconteceu no centro de culturas e ideias (CCI).
Risco Biológicos:
A exposição dos trabalhadores a agentes biológicos que podem causar doenças ou infecções. Estes agentes biológicos incluem vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros microrganismos.
Exposição ocupacional:
A exposição mais importante ocorre entre os trabalhadores rurais, entre os profissionais dos serviços de saúde, nos serviços de esgotos e, na coleta e industrialização de lixo urbano:
Agricultura: o trabalho na agricultura expõem os trabalhadores principalmente à poeiras orgânicas, com alto teor de fungos em suspensão, que podem provocar doenças respiratórias tais como a bronquite crônica, asma e pneumonites.
Serviços de saúde: nos serviços de saúde os trabalhadores estão expostos a numerosos riscos biológicos, destacando-se entre eles o vírus HIV, a hepatite B, o herpes vírus, a rubéola e a tuberculose.
Outras atividades: a exposição à riscos biológicos ocorre ainda nos laboratórios, nos serviços de esgotos, na coleta e industrialização de lixo urbano, nos cemitérios, nos serviços veterinários, nos matadouros, nos frigoríficos e na manipulação de carnes e alimentos “in natura”.
A regulamentação e as diretrizes relacionadas à segurança e saúde no trabalho são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (atualmente Ministério da Economia) e pela Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que é específica para a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde.
As noções de combate a incêndio no local de trabalho são regulamentadas pela Norma Regulamentadora 23 (NR 23) do Ministério do Trabalho e Emprego (atualmente Ministério da Economia). A NR 23 estabelece diretrizes e requisitos para a prevenção e combate a incêndios em estabelecimentos comerciais, industriais e outros locais de trabalho.
Aqui estão algumas noções básicas de combate a incêndio no trabalho no Brasil:
Prevenção, treinamento, equipamentos de combate a incêndio, plano de evacuação, brigada de incêndio, inspeções Regulares, primeiros Socorros, comunicação, documentação. Além disso, é fundamental realizar simulações periódicas de evacuação e treinamentos de combate a incêndio para garantir que todos estejam preparados para agir em situações de emergência.
Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
No caso de acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos potencialmente contaminados, a empresa deverá comunicar o acidente de trabalho à Previdência Social, através da emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.