Os profissionais de saúde da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti (CF) realizaram uma ação Saúde na Praça, o local foi na praça do mármore em Campo Grande, teve a participação da equipe figueira, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do RAP da saúde. As atividades desenvolvidas foram, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), hepatites virais, métodos contraceptivos, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, oferta de teste rápido, vacinação e atividade física.
No dia 31 de julho de 2023 o grupo contou com a participação da enfermeira Rachel Casemiro e dos agentes comunitários de saúde Sara Cailleaux, Fátima Cristina, Romening, Romildo, técnica de enfermagem Renata, RAP da Saúde, a professora do programa academia carioca Cyntia Francisco Profissional de Educação Física, Anne Janoti Fonoaudióloga do NASF.
A vacinação ajuda a proteger a comunidade como um todo, através do que é conhecido como imunidade de rebanho. Quando um grande número de pessoas é vacinado, a disseminação do vírus na comunidade é reduzida, tornando menos provável que pessoas que não podem ser vacinadas, como bebês muito jovens ou pessoas com alergias graves, sejam expostas à doença.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte.
Importante: A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina