Na manhã do dia 13/07/2023 para informar os pacientes da unidade Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, foi feita uma ação educativa relacionada a arboviroses na sala de espera pelos profissionais da equipe de promoção da saúde/ DVS / CAP 5 2, os agentes de vigilância em saúde (AVS) Mônica Damásio, Vanessa Bresler, Maria Alice Cabral e Maria Aparecida da Silva promoveram a ação.
O objetivo: Orientar a população sobre os cuidados necessários que devem ser tomados contra o mosquito aedes aegypti.
As arboviroses são doenças infecciosas transmitidas através da picada de mosquitos infectados, sendo de grande importância epidemiológica em áreas urbanas. No Brasil, as principais arboviroses são Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, sendo todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Para evitar a disseminação dessas doenças, é necessário combater a infestação de vetores, eliminar possíveis criadouros do mosquito e manter-se protegido com repelentes e roupas adequadas.
As atividades realizadas foram;
Apresentação das arboviroses urbanas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na cidade do Rio de Janeiro (Dengue, Zika e Chikungunya);
Apresentação do ciclo de vida desse vetor, a partir de imagens ilustrativas, microscópio e paletas com ovos, tubetes com larvas e pupas;
Apresentação dos seus principais criadouros e formas de eliminação, orientação sobre prevenção e controle através de maquete de “imóvel correto e imóvel incorreto”;
Orientação sobre a importância do trabalho do AVS/ACE,
Orientação sobre unidade de referência,
Orientação sobre sintomas,
Orientação sobre o perigo da automedicação,
Panfletagem de folders educativos e distribuição de imagens para colorir.
Arboviroses
São doenças infecciosas febris agudas com grande importância epidemiológica pelo elevado potencial de disseminação em áreas urbanas, transmitidas através da picada de mosquitos infectados.
No Brasil, as principais arboviroses são: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, sendo todas estas transmitidas pelo mesmo vetor (fêmea do mosquito Aedes aegypti).
São condições favoráveis para a propagação dos arbovírus: elevadas temperaturas e índices de chuva; alta infestação de vetores e hospedeiros primários; presença de indivíduos suscetíveis; e eventualmente, novas linhagens do vírus, podendo a doença se dispersar para áreas não endêmicas.
Instagram: CAP 5.2
Instagram: @vigilanciaambiental52
Leia mais em: http://www.rio.rj.gov.br/
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.