PSE – Cuidados Com a Gripe e Resfriado

A imunização contra a gripe é imprescindível para a saúde pública, pois previne a disseminação de enfermidades, que causam epidemias e levam a sérias complicações. Os profissionais da Clínica da Família Lecy Ranquine realizaram uma ação no Espaço de Desenvolvimento Infantil Engenheira Elaine Monsores Pires no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. O assunto abordado foi cuidados com a gripe e resfriado.

PSE - Cuidados Com a Gripe e Resfriado

Foram informados aos participantes sobre os cuidados com a gripe e resfriado, foi informado aos alunos como proteger a boca e nariz ao tossir ou espirrar, orientação com a higienização das mãos, não compartilhar alimentos, ou objetos de uso pessoal. Se agasalhar no período de frio e não ficar descalço.

É uma medida que contribui para fortalecer a resposta imune individual e coletiva, impedindo o surto de doenças.

PSE - Cuidados Com a Gripe e Resfriado

O objetivo das vacinas é estimular a produção de anticorpos para combater determinados agentes infecciosos. Dessa forma, o organismo desenvolve a resistência necessária para combater doenças e preservar a saúde do indivíduo.

Portanto, a vacinação quando realizada de maneira correta, ou seja, no prazo adequado para cada faixa etária, é capaz de reforçar o sistema imunológico ao longo da vida. O que garante maior qualidade de vida e bem-estar tanto para a pessoa quanto para a sociedade.

PSE - Cuidados Com a Gripe e Resfriado

Os benefícios da vacinação vão além do individual, mas também impedem que uma pessoa contaminada transmita o vírus ou bactérias para outras.

Sendo assim, quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior é a possibilidade de controlar a doença e evitar epidemias.

Essa ação contou com os profissionais de saúde, enfermeiro Igor, auxiliar de saúde bucal Roselane e as agentes comunitário de saúde (ACS) Maria da Gloria e Susana.

gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

 

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.