Foi realizado na área de abrangência do CMS Edgard Magalhães uma ação prevenção e controle das arboviroses onde os profissionais de saúde realizaram alguma ações, foi montado um estande educativo para orientação sobre prevenção às arboviroses, a equipe de Risco Não Biológico identificando equipamentos no território, visita domiciliar, recolhimento de inservíveis na Praça Filomena, foi aplicada a vacinação contra gripe, orientação sobre saúde bucal, orientação sobre a tuberculose.
Como resultado da ação, os profissionais desde de técnicos de enfermagem, supervisores, equipe de risco não biológico, equipe de reciclagem de pneus e equipe de promoção a sáude visitaram 960 imóveis, pendência, 46,45 %, trabalhados 514, fechados 437, recusados 03, abandonado e vazio 06.
Arboviroses
São doenças infecciosas febris agudas com grande importância epidemiológica pelo elevado potencial de disseminação em áreas urbanas, transmitidas através da picada de mosquitos infectados.
No Brasil, as principais arboviroses são: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, sendo todas estas transmitidas pelo mesmo vetor (fêmea do mosquito Aedes aegypti).
São condições favoráveis para a propagação dos arbovírus: elevadas temperaturas e índices de chuva; alta infestação de vetores e hospedeiros primários; presença de indivíduos suscetíveis; e eventualmente, novas linhagens do vírus, podendo a doença se dispersar para áreas não endêmicas.
Principais Agravos
Leia mais em: http://www.rio.rj.gov.br/
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.