Treinamento de Inserção de DIU

Dispositivo Intrauterino (DIU)

O Dispositivo Intrauterino (DIU) é um método contraceptivo em forma de pequeno dispositivo, geralmente feito de plástico ou metal, que é inserido no útero da mulher. Ele funciona evitando a gravidez, impedindo a fertilização do óvulo ou o implante do embrião no útero. Existem dois tipos de DIU disponíveis: o de cobre e o hormonal, sendo este último mais comum.

Treinamento de Inserção de DIU

Na Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, ocorreu um treinamento de inserção de DIU de cobre com os profissionais da enfermagem das unidades Clínica da Família Maria Jose Papera de Azevedo, Clínica da Família Dr Dalmir de Abreu Salgado e Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, No dia 23/05/2023 os enfermeiros Carlos Rafael, Tatiana, Carina, Mariana, Amanda, Dani, e Juliana foram supervisionados pelos profissionais de saúde Thaline, Monique, Roberta, Rachel Casemiro e Joyce durante o treinamento.

Treinamento de Inserção de DIU

O DIU é um método contraceptivo altamente eficaz, com uma taxa de falha muito baixa. No entanto, ele não protege contra doenças sexualmente transmissíveis e pode haver alguns efeitos colaterais, como dor abdominal, sangramento irregular e cólicas menstruais intensas. É importante que a mulher converse com o seu médico antes de decidir usar o DIU e faça exames regulares para garantir que está saudável e que o dispositivo está em posição correta.

Treinamento de Inserção de DIU

O DIU de cobre, como o próprio nome indica, contém cobre em sua estrutura e é livre de hormônios. Ele pode permanecer no útero por até 10 anos e é eficaz logo após a sua inserção. Já o DIU hormonal contém progestina, um hormônio que é liberado gradualmente no útero. Esse tipo de DIU pode permanecer no útero por até 5 anos e é um método altamente eficaz de contracepção.

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.