Planejamento Reprodutivo – CF Rogério Rocco

As profissionais de saúde da Clínica da Família Rogério Rocco, enfermeira Lídia Cecílio, agentes comunitários de saúde Júlia, Daniele e Adriana realizaram um grupo sobre Planejamento Reprodutivo.

Os participantes receberam orientações sobre os métodos contraceptivos ofertados pelo SUS, sobre a lei do planejamento reprodutivo, orientações sobre laqueadura, vasectomia, DIU e esclarecimento de dúvidas.

 

O que é Planejamento Reprodutivo?

O planejamento reprodutivo chamado também de planejamento familiar, garantido ao usuário do SUS através Lei 9.263/1996, cuida dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de homens e mulheres adultos, jovens e adolescentes com vida sexual com ou sem parceiros fixos, ofertando métodos contraceptivos eficientes e seguros. Além de contribuir para uma prática sexual mais saudável, o Planejamento possibilita o espaçamento de gravidez e a recuperação do organismo da mulher após o parto e a decisão de homens e mulheres de quando e quantos filhos desejam ter. Todos tem direito ao serviço, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero.

 

Qual o principal objetivo do planejamento reprodutivo?

planejamento reprodutivo nos remete aos direitos reprodutivos. Todas as pessoas devem ter direito a fazer sua escolha reprodutiva e de ter acesso a informações qualificadas e seguras, além de ter acesso aos meios e métodos para ter seus objetivos atingidos.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.