Orientações Nutricionais – CF Arthur Zanetti

A nutricionista Fernanda Castro, a fisioterapeuta Vanessa Barros e a Professora Cyntia Francisco, deram orientações nutricionais aos alunos do programa academia carioca da Clínica da Familia Medalhista Olímpico Arthur Zanetti sobre os benefícios nutricionais da laranja e do inhame. Os alunos receberam orientações sobre seus benefícios, modo de preparo, armazenamento e também foram oferecidas degustações.

Laranja com Inhame

Uma bebida turbinada de vitaminas do complexo B, C, antioxidantes, fibras e minerais, o suco de inhame com laranja também é uma ótima alternativa para eliminar as toxinas do organismo e fortalecer o sistema imunológico. A laranja é rica em vitamina C, o que melhora a imunidade e o funcionamento do organismo, sem contar que é abundante em antioxidantes. Ajuda no estímulo à produção de colágeno; melhora a síntese de carnitina; ajuda a reduzir depósitos de colesterol; melhora a função cerebral; ajuda a absorção de ferro; possui ação antioxidante.

O consumo regular da laranja também é capaz de oferecer ação anti-inflamatória, melhora a cicatrização, é fonte de fibras, potássio e ácido fólico. Com esse conjunto de alto teor nutritivo, pode ajudar o controle do colesterol, melhora a atividade gastrointestinal, reduz o risco de problemas cardíacos e controla a diabetes. Também é possível que ajude a prevenir cálculos renais, uma vez que possui grande concentração de citrato de hidrogênio, o que evita a formação das pedras nos rins.

Já o inhame, é rico em carboidratos de índice glicêmico baixo, o que auxilia a manter o sistema digestivo ativo sem elevar a quantidade de insulina no sangue. Outro benefício deste suco é que não possui açúcar em sua composição. Por isso, é ótimo para quem está em busca de um estilo de vida mais saudável por meio da ingestão de baixa quantidade de calorias,

Ele também pode ser tomado juntamente com suplementos de vitaminas para imunidade, oferecendo uma combinação muito interessante para fortalecer as defesas do organismo. Ele também é rico em fibras, o que ajuda o funcionamento dos intestinos e auxilia o corpo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle ao reduzir a taxa de absorção de açúcares, contribuindo para quem sofre de diabetes.

Por fim, podemos destacar o inhame como um aliado da saúde cardiovascular, ajudando o controle do colesterol, eliminando o excesso de sódio e reduzindo o risco de infarto, derrame e similares. O inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.