Foi realizado no Centro de Culturas e Ideias (CCI) da Clínica da Família (CF) Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, uma ação sobre Diabetes e Hipertensão com os usuários da equipe Figueira.
A atividade foi realizada pelos profissionais da equipe Figueira médica Eduarda, enfermeira Rachel Casemiro, técnico em enfermagem Wilton e agentes comunitários Daniele, Erika e Sara.
Os 30 participantes receberam orientações sobre nutrição, atividades físicas, foram realizadas aferições de pressão arterial, medidas antropometria e verificação do pé diabético e solicitação de exames.
Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
- fumo,
- consumo de bebidas alcoólicas,
- obesidade,
- estresse,
- grande consumo de sal,
- níveis altos de colesterol,
- falta de atividade física;
Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, em diabéticos.
Sintomas:
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Diagnóstico:
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos umavez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Prevenção e controle:
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.