Foi realizado na Clínica da Família (CF) Medalhista Olímpico Arthur Zanetti uma palestra sobre “Novembro Azul” com o intuito de sensibilizar e conscientizar sobre a importância do acompanhamento da saúde do homem.
A palestra apresentada pelo Enfermeiro Jorge Viana e os Estagiários do Colégio Santos Maia contou com a participação de 40 pessoas que foram instruídos sobre o câncer de próstata, sintomas, prevenção, exames e tratamento.
Novembro Azul
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O “Novembro Azul” tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Ao longo do mês, será abordada a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, os sintomas mais comuns são:
- dificuldade de urinar
- demora em começar e terminar de urinar
- sangue na urina
- diminuição do jato de urina
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.