Foi realizado na Clínica da Família (CF) Medalhista Olímpico Arthur Zanetti, uma atividade sobre Diabetes e Hipertensão com os usuários do território da equipe Timbaúba.
A atividade foi realizada pelos profissionais da equipe Timbaúba enfermeira Hanna, médica Natasha, técnica em enfermagem Eliane, agentes comunitários Bruna, Adriano, Suelen e Rafaela e com apoio do núcleo de apoio em saúde da família (NASF) prof. de ed. Física Cyntia e nutricionista Fernanda.
Os 30 participantes receberam orientações sobre nutrição, atividades físicas, avaliações de pés diabéticos, aferição de pressão arterial, antropometria e solicitação de exames.
A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.
Existem quatro tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes. A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.
O tratamento da diabetes normalmente passa por fazer alterações no estilo de vida, principalmente na dieta e na prática de exercício físico. Mas também podem ser necessários remédios, como antidiabéticos orais ou insulina.
Sintomas de diabetes
Os sintomas clássicos de diabetes incluem:
- Sensação de sede exagerada;
- Aumento da fome;
- Vontade frequente para urinar;
- Boca seca;
- Cansaço fácil;
- Alterações da visão.
Normalmente os sintomas da diabetes tipo 2 surgem ao longo da vida e acontecem, principalmente, devido a maus hábitos alimentares, especialmente ao consumo exagerado de açúcar e carboidratos, assim como a falta de exercício físico.
Já os sintomas da diabetes tipo 1 geralmente são identificados durante a infância ou a adolescência e também podem incluir outros sinais mais generalizados como dificuldade para ganhar peso, coceira por todo o corpo ou irritabilidade e mudanças de humor repentinas.
No caso da diabetes gestacional, os sintomas são mais raros e, por isso, a mulher geralmente descobre que está com diabetes durante os exames de rotina do pré-natal, especialmente após fazer o exame de glicose.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.