Curso de Excel Outubro – AP 5.2

Mais uma turma concluiu o curso de Excel “Básico ao Intermediário”, foram 3 encontros totalizando doze horas no laboratório de informática da OTICS-RIO Campo Grande, onde os alunos receberam treinamento teórico e prático, apostila para acompanhar o conteúdo, realizaram exercícios em sala de aula e receberam o certificado de conclusão do curso.

Os profissionais de saúde da coordenação de área programática (CAP) 5.2 tiveram o privilégio de participar desse curso de Excel onde puderam agregar conhecimento para facilitar o trabalho nos seus setores.

Objetivo geral:

Proporcionar o desenvolvimento de profissionais capazes de identificar, interpretar, e formular soluções para as demandas que envolvam o uso de planilhas eletrônicas para ordenar e analisar dados e extrair informações, agregando conhecimentos práticos no uso do Microsoft Excel e habilitando-o a exercer as atividades com mais rapidez, precisão e eficiência.

Objetivos específicos:

Usar funções aninhadas para cálculos mais complexos, e os novos recursos recém lançados no aplicativo bem como manipular informações criando painéis de visualização, filtragem e criação de gráficos.

Usar recursos de formatação condicional e validação de dados, funções matriciais, automatizar cálculos específicos, autofiltro avançado e segmentação de dados.

Efetuar cálculos específicos para datas e hora.

 O que é o programa Excel?

O Excel é um programa informático desenvolvido e distribuído pela Microsoft Corp. que possibilita a criação de diversas planilhas contendo informações em suas células. Além disso, é possível realizar diversas operações matemáticas de forma simples e automatizada apenas utilizando a função “FX”, localizada na parte superior do programa, a qual disponibiliza inúmeras fórmulas prontas.

Como o Excel pode ajudar no trabalho?

Com o Excel é possível organizar uma grande quantidade de informações. Logins, senhas, e-mails, telefones e endereços são apenas alguns exemplos destas informações. Além de permitir o armazenamento desses dados, o Excel também possibilita um rápido acesso a eles, otimizando o tempo das atividades das empresas.

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

 Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Novembro Azul

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O “Novembro Azul” tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Ao longo do mês, será abordada a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, os sintomas mais comuns são:

  • dificuldade de urinar
  • demora em começar e terminar de urinar
  • sangue na urina
  • diminuição do jato de urina
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula.

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.