Grande evento do Outubro Rosa aconteceu no Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, com a presença do público que participou de diversos eventos realizado pelos profissionais de saúde e o pessoal do Rap da Saúde.
As atividades desenvolvidas durante a ação foram; roda de conversa com orientações a cerca do tema, delicioso café da manhã em ambiente decorado com base no tema, exposição e orientações a cerca de mamas com possíveis alterações, exposição de materiais utilizados para realização de colpocitológico e orientações sobre a realização do exame, auriculoterapia na parte da manhã e tarde, oficinas de Artesanato, oficina de fotos, oficina de maquiagem, oficina de turbantes, dinâmicas envolvendo o tema com entrega de suculentas e bolsas artesanais, exposição de pintores e artesãos da região de Campo Grande, musicoterapia com Weber Werneck.
Presença do Rap da Saúde com cartazes e orientações sobre o tema, aulão com o profissional de educação física Manoel. Cuidando de quem cuida (as atividades também foram voltadas para nossa equipe multidisciplinar)
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
Os profissionais envolvidos foram;
Diretora Simone, Coordenadora Silvia, Profissional de educação física Manoel (Academia Carioca/ NASF), nutricionista Juliana (NASF), ACS equipes Vila Nova e São Basílio e a enfermeira Carmem.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.