O treinamento GAL e Sinan, foi realizado na sala de informática da OTICS-RIO Campo Grande, os profissionais da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) Eliane, Luciana e Edila, ministraram o treinamento para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Área Programática 5.2 (AP), um dos temas foi a hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
As lesões neurais decorrentes conferem à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.
A infecção por hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.
Qual é o objetivo do Sinan?
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notifi cação compulsória.
O que é o Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL?
O Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL é uma solução informatizada dos processos laboratoriais presentes na análise de amostras biológicas humanas e não humana, criando procedimentos operacionais, em consonância com as deliberações da XII Conferência Nacional de Saúde para a Política Nacional de Informação e Informática do SUS.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.