Curso de Excel Setembro – AP 5.2

Chegamos ao término da capacitação da segunda turma do Curso de Excel iniciada em Setembro. Os alunos aprenderam a trabalhar em todas as guias do Excel e realizar algumas funções e operações matemáticas, assim como trabalhar com planilhas, aplicar filtros, fórmulas, gerar gráficos dinâmicos e formatação de células e planilhas.

O curso de Excel ministrado por Anderson Rodrigues da Rede OTICS-RIO, no laboratório de Informática da OTICS-RIO Campo Grande teve carga horária total de 12h, e nesse momento, foi realizada com os colaboradores da coordenação de área programática (CAP) 5.2 e com os gerentes das unidades da atenção primária e posteriormente se estenderá a outros colaboradores da área programática 5.2 (AP 5.2).

O que é o programa Excel?

O Excel é um programa informático desenvolvido e distribuído pela Microsoft Corp. que possibilita a criação de diversas planilhas contendo informações em suas células. Além disso, é possível realizar diversas operações matemáticas de forma simples e automatizada apenas utilizando a função “FX”, localizada na parte superior do programa, a qual disponibiliza inúmeras fórmulas prontas.

 Qual a importância do curso?

Facilita a análise de dados estratégicos e a criação de gráficos. Com o Excel, os profissionais de saúde podem coletar informações, transferi-las para o programa e, em seguida, criar estudos e relatórios. Além disso, conteúdos numerosos e complexos podem ser organizados em gráficos para facilitar a visualização.

 Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.

Pediculose – CF Arthur Zanetti

Os profissionais da Clínica da Família (CF) Medalhista Olímpico Arthur Zanetti realizaram ações de combate e prevenção a pediculose em escolas e creches do território da unidade.

As atividades ocorreram em 3 escolas, na Creche Municipal Cecília Meireles, Escola Municipal Charles Péguy e Escola Municipal Charles Dickens.

Pediculose
Creche Municipal Cecília Meireles

Pediculose da cabeça (piolhos)

Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

Sintomas:

– Intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça, podendo chegar ao pescoço e tronco; também podem surgir pontos avermelhados como picadas de mosquito;

– Presença do parasita (piolho) e de seus ovos (lêndeas), que aparecem como pequenos pontos esbranquiçados grudados aos fios de cabelo.

Pediculose
Escola Municipal Charles Péguy

Tratamento:

– Lavagem dos cabelos com shampoos e aplicação de loções específicos para pediculose. Em alguns casos pode ser necessária a medicação oral, prescrita por médico dermatologista;

– Remoção total dos piolhos e lêndeas com pente fino ou manualmente, um por um, pois os medicamentos não matam os ovos do parasita.

É importante que todos que convivam com a pessoa acometida pela pediculose sejam examinados e se necessário tratados, para evitar a reinfestação. O corte dos cabelos não é necessário!

Prevenção:

Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita.

As crianças são com frequência as mais infectadas principalmente na escola. Recomenda-se que sejam sempre examinadas e que passem o pente fino para evitar que a infestação se propague; as que usam cabelos compridos devem prendê-los para ir à escola.

É fundamental que a escola seja comunicada sempre que alguma criança apresentar o problema. Dessa forma, todos podem ser tratados ao mesmo tempo e o ciclo de recontaminação será interrompido.

Escola Municipal Charles Dickens

Fonte: bvsms.saude.gov.br/

 Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.