IUBAAM – 6ª Turma 2022

A linha de cuidado saúde da criança e adolescente realizou a capacitação da 6ª turma de 2022 do curso IUBAAM (Iniciativa Unidades Básica Amigas da Amamentação) da área programática 5.2 (AP 5.2). Esta iniciativa promoveu a capacitação dos profissionais da área no incentivo ao aleitamento materno exclusivo até seis meses e continuado até dois anos ou mais. O aleitamento materno é a estratégia mais eficaz e econômica para controle da mortalidade infantil.

As apoiadoras da linha de cuidado da saúde da criança e adolescente Rosicleide Gomes, Michelle Paiva e a Ana Carolina realizaram a capacitação dos profissionais da AP 5.2 no Centro de Cultura e Ideias (CCI) da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti e ocorreram nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

Com objetivo de melhorar a prevalência do aleitamento materno exclusivo, foi criado em 1999 o IUBAAM, que busca inserir a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa iniciativa propõe a implantação dos “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, incentivando o aleitamento materno e construindo saberes aos profissionais de saúde e às gestantes/nutrizes.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.

Educação Sexual – CMS Alvimar de Carvalho

Os profissionais do Centro Municipal de Saúde (CMS) Alvimar de Carvalho realizaram uma ação sobre educação sexual com os alunos da Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes.

Educação Sexual

 A ação realizada pela farmacêutica Karine, técnica em enfermagem Janaína e agentes comunitários de saúde (ACS) Rosana, Wiviane e Rachel contou com 95 participantes, e foi realizada uma roda de conversa sobre educação sexual, abordando métodos contraceptivos, preservativos e doenças transmissíveis.

Educação Sexual

O que são infecções sexualmente transmissíveis?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. 

Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

  • herpes genital;
  • Cancro mole (cancroide)
  • HPV
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
  • Donovanose
  • Gonorreia e infecção por Clamídia
  • Linfogranuloma venéreo (LGV)
  • Sífilis
  • Infecção pelo HTLV
  • Tricomoníase

Saiba mais em: www.gov.br/saude/

Instagram: CAP 5.2

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social