A adolescência não é uma fase simples, e quem é ou convive de perto com um jovem sente na pele as dificuldades. Cercada pelas alterações hormonais da puberdade, ela está repleta de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Por tudo isso, não é raro ouvir adultos reclamando que seus filhos não querem mais fazer programas em família, passam o dia no quarto, não conversam com eles e explodem por qualquer razão.
Entretanto, nem todos os comportamentos dos adolescentes são apenas reflexo da idade. É necessário um olhar atento para saber distinguir comportamentos mais retraídos e relacionados à fase da vida de comportamentos de risco, que podem indicar distúrbios da saúde mental e evoluir para quadros graves de depressão.
Com isso em mente, a psicóloga Juliana Dantas e as agentes comunitárias de saúde (ACS) Rosana Pereira e Angélica Ribeiro do Centro Municipal de Saúde (CMS) Belizário Penna realizaram uma atividade sobre saúde mental na adolescência.
A atividade que foi realizada com alunos e professores da Escola Municipal Dália Tavares e da Escola Municipal Dom Bosco contou com a participação de 60 pessoas.
Instagram: CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.