Grupo de Gestantes – CMS Sonia Maria

O período gestacional é cercado por muitas dúvidas para a gestante. É uma fase de adaptação, onde a família começa a preparar-se para recepcionar o novo membro. O grupo de gestantes é um lugar onde a futura mamãe consegue interagir com outras gestantes e com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), servindo de espaço para orientação e esclarecimento de dúvidas.

Sob a orientação da enfermeira Marianne Fernandes, foi realizado no Centro Municipal de Saúde (CMS) Sonia Maria Ferreira Machado um encontro com algumas gestantes do território, proporcionando a todos os participantes um intercâmbio de experiências e conhecimentos, aprimorando a forma de compreensão do processo da gestação.

O grupo contou também com o auxílio da técnica em enfermagem Adriana, as agentes comunitárias de saúde Pétala, Helen, Jaqueline e Emily e a técnica em saúde bucal Suze. Foram abordados assuntos variados como orientações sobre a importância do pré-natal, a alimentação na gestação e nos pós-parto, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, vacinas para as gestantes e a importância do teste do pezinho.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.

RAP da Saúde – Oficina Prevenção Combinada

Foi realizado no Centro de Culturas e Ideias (CCI) da Clínica da Família (CF) Medalhista Olímpico Arthur Zanetti uma oficina sobre prevenção. A Oficina conduzida pelo facilitador do RAP Luan Ferreira e pelo educador de pares Andrey Lucas da ONG Grupo pela Vidda, contou com a presença dos estagiários do curso técnico em enfermagem Santos Maia, integrantes do RAP da Saúde e de agentes comunitários da unidade e foram abordados temas como gravidez, Infecções Sexualmente Transmissíveis e formas de se proteger.

O que são infecções sexualmente transmissíveis?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. 

 

 

Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são:

  • herpes genital;
  • Cancro mole (cancroide)
  • HPV
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
  • Donovanose
  • Gonorreia e infecção por Clamídia
  • Linfogranuloma venéreo (LGV)
  • Sífilis
  • Infecção pelo HTLV
  • Tricomoníase

Leia mais em: www.gov.br/saude/

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.