Não é segredo para ninguém que, quando chegamos à terceira idade, a tendência é que o corpo humano vá perdendo o tônus muscular aos poucos. Além disso, o equilíbrio, a memória e as funções motoras também podem ser afetados. Porém, praticar dança de salão pode ajudar muito os idosos. Sabendo disso, o professor de dança Aldair realizou na Clínica da Família Rogério Rocco uma atividade de dança de salão para os usuários da terceira idade da unidade. Conheça os benefícios da dança de salão para a terceira idade.
Trabalhar o corpo: muitos problemas de saúde estão associados ao sedentarismo, muito comum na terceira idade. Afinal, com o passar do tempo, é natural a pessoa ir perdendo o pique que tinha quando era mais novo e passa a fazer cada vez menos exercícios. A prática da dança de salão na terceira idade pode ajudar a manter o indivíduo ativo e com mais resistência.
Fortalecer os músculos: é comum idosos perderem não só o tônus como também a massa muscular, o que muitas vezes acarreta a perda da força. Problemas hormonais podem acelerar essa perda, que é muito natural com a chegada da idade. Porém, a dança de salão pode fazer com que essa perda não aconteça tão rapidamente, mantendo o idoso mais saudável e forte.
Melhorar o equilíbrio e a agilidade: o sedentarismo também acarreta perdas no equilíbrio e agilidade. Por isso, manter-se sempre em movimento pode ser fundamental para os idosos. Ter uma melhor estabilidade motora ajuda a evitar quedas, que são tão comuns na terceira idade e acabam gerando fraturas e recuperações dolorosas.
Melhorar a respiração e a circulação: a dança de salão não é considerada uma atividade de impacto, mas mesmo assim ela estimula o corpo e leva a certo esforço, que faz com que o idoso tenha um controle maior sobre sua respiração. Além disso, devido ao esforço, a circulação sanguínea é estimulada, o que ajuda a manter o coração mais saudável.
Ajudar a memória: tentar se lembrar de um passo pode ser um desafio para uma pessoa da terceira idade. Porém, ao praticar dança de salão, com o passar do tempo, o cérebro vai sendo estimulado e o esforço físico ajuda a mantê-lo mais bem oxigenado, o que faz muito bem para a saúde. Logo o idoso se lembrará não só dos passos, como de uma coreografia completa!
Diminuir o estresse e a ansiedade: é comum que idosos apresentem quadros depressivos, estresse e ansiedade, principalmente se a pessoa foi muito ativa no passado e encontra-se parada há muito tempo. Porém, a dança de salão, por ser uma atividade alegre e prazerosa, faz com que o corpo produza mais endorfina, dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela regulação do humor e do prazer.
É importante para a socialização: uma reclamação comum entre idosos é eles se sentirem muito sozinhos e participar de atividades em grupo, como aulas de dança de salão, podem ajudar na socialização da pessoa. Assim, ela passa a conhecer outras pessoas da mesma faixa etária e tem a chance de fazer novos amigos.
Ajudar na manutenção da saúde mental e corporal: um corpo em equilíbrio ajuda a manter a mente em equilíbrio, e isso pode ser fundamental para qualquer idoso. Como a dança de salão é uma atividade muito prazerosa, ela ajuda a manter o organismo equilibrado, evitando tanto doenças físicas, como hipertensão, quanto mentais, como ansiedade e depressão.
Vale ressaltar que, apesar da dança de salão ser indicada para todas as idades e inclusive estimulada para a terceira idade, uma avaliação médica pode ser fundamental antes de se iniciar as atividades. A dança de salão pode ser praticada por pessoas sem qualquer preparo físico, tudo vai depender de sua motivação e seu interesse em relação à atividade que se propôs a desenvolver.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.