Os profissionais de saúde do Centro Municipal de Saúde Dr° Mario Rodrigues Cid da área programática 5.2 (AP) junto com o pessoal de promoção em saúde do Serviço de Vigilância Ambiental em Saúde (SVAS), realizaram vacinação da influenza, orientando sobre arboviroses, cuidados com a dengue, tabagismo, aferição de pressão arterial, doenças sexualmente transmissíveis e com distribuição de preservativos, que aconteceu na Praça da Taquarana, antiga Rua 22 – Santa Margarida com a parceria com a Igreja Fonte de Águas Vivas.
Equipe envolvida na ação: Enfermeira Márcia Bitencourt, Fonoaudiologa Aline Prado, Nossos técnicos de Enfermagem, Elaine, Gabriel, Valdete e Ana Lucia, as Agentes Cominitarias em Saúde (ACS), Leni, Isabela, Elianeth e a Equipe da Promoção em Saúde da Serviço de Vigilância Ambiental em Saúde (SVAS) Charles dos Santos e Vanessa Bresler.
Quais são as arboviroses?
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.