O RAP da Saúde realizou uma ação na Clínica da Família Dalmir de Abreu Salgado (CF) na área programática 5.2 (AP), eles fizeram abordagem educativa, orientação aos assistidos da unidade sobre os malefícios, dependência, elucidação sobre fatores de risco pelo uso do tabaco, intervenção eficaz para trabalhar todos esses aspectos, desda escuta ativa da vivência dos participantes, e mostra que isso pode ser evitado além da ajuda do grupo.
Parar de fumar demanda tempo e determinação. O fumante precisa estar engajado, prestar atenção nos gatilhos que o levam a fumar e se afastar deles, encontrar substitutos saudáveis e procurar ajuda profissional.
- Tenha determinação
- Marque um dia para parar
- Corte gatilhos do fumo
- Escolha um método
- Encontre substitutos saudáveis
- Livre-se das lembranças do cigarro
- Encontre apoio de amigos e familiares
- Escolha a melhor alimentação
- Procure apoio médico
- Troque experiências em um grupo de apoio
A Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, completa dez anos promovendo a prevenção e a manutenção do bem-estar dos adolescentes cariocas. Atua em escolas, clínicas e postos de saúde, onde, por meio de vídeos e dramatizações, os jovens participantes do programa abordam os temas drogas e álcool, DST/Aids, gravidez precoce, violência de gênero e bullying.
Profissionais envolvidos: Assistente de Saúde Bucal Eliane Ramos , apoiadora Cap Valquíria Bittencourt, facilitador Luan Ferreira, Rap da saúde , ASC Weslly , Assistente social Carla, Ivone Nass.
Fonte: Inca/dia-mundial-sem-tabaco
📸: Fernando Silva / CAP 5.2
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.