‘DIA D’ de Vacinação Contra a Gripe, Sarampo e Covid-19

Os postos de Saúde estarão abertos neste sábado (04/06), dia D, será uma mobilização nacional contra a gripe, sarampo e Covid-19. A vacina do sarampo para crianças de seis meses a quatro anos; a da Covid-19 a partir de cinco anos, pessoal de doze anos ou mais devem tomar a dose de reforço, já a vacina contra gripe, independentemente de terem ou não comorbidades, podem se vacinar, grupos prioritários também continuarão sendo vacinados, a Secretaria de Saúde em parceria com os municípios promovem o Dia D contra gripe e sarampo no estado. A imunização é voltada para todo o público-alvo da campanha.

gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Dúvidas:

Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina da Covid-19?
Sim. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada com a vacina da Covid ou outras vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Quem teve Covid-19 pode se vacinar contra a gripe?
Pode, mas deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou do resultado positivo do exame para receber o imunizante.

Se eu estiver com febre, posso me vacinar?
Quem estiver com febre deve adiar a ida ao posto para receber a vacina.

Depois de vacinar, eu posso doar sangue?
Anvisa orienta que os vacinados devem esperar um período de 48 horas para doar sangue.

Quem não pode receber a vacina contra gripe?
A vacina contra gripe é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.

Por que eu devo me vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe reduz o risco de agravamento, internações ou óbitos pela doença.

Eu me vacinei contra gripe no ano passado. Preciso tomar a dose de novo?
Sim, porque os vírus que fazem parte da composição da vacina mudam todos os anos, de acordo com o mapeamento dos subtipos do influenza que mais estão circulando naquele ano.

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.

 

 

 

Saúde Bucal CMS Raul Barroso

A boca é a porta de entrada de bactérias e germes. Limpezas desleixadas podem ocasionar em doenças bucais que, por sua vez, podem afetar a saúde do seu corpo em geral.

Por alguns motivos como esse a equipe de saúde bucal do Centro Municipal de Saúde Raul Barroso realizou uma ação na Escola Municipal Euclides Roxo que fica localizado no bairro de Barra Guaratiba na área programática 5.2 (AP), onde realizaram o levantamento epidemiológico em saúde  bucal com orientações de higiene oral, técnica de escovação,  alimentação saudável e prevenção de Covid -19, ao todo 248 Alunos foram avaliados. A responsável pela ação foi a Danielli Keller e os demais profissionais envolvidos foram a assistente de saúde bucal Janaina e as agentes comunitárias de saúde (ACS) Crislaine e Flaviana.

Saúde Bucal CMS Raul Barroso Saúde Bucal CMS Raul Barroso

Prevenção de problemas bucais:

Eliminação da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental; Limpeza da língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual; uso racional do açúcar evitando o consumo excessivo de doces; Utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados; Evitar o uso de próteses mal ajustadas; Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas; Ir ao dentista regularmente.

Curiosidades sobre saúde bucal

O tempo médio de uma boa higiene oral é de 5 a 6 minutos. A média de escovação da população brasileira é de 25 segundos e só uma vez por dia.

A saliva protege os dentes. Uma pessoa produz, durante o dia, 1,5 litros de saliva. À noite, essa produção já cai para 0,5 litros. Por isso, é importante escovar os dentes antes de dormir.

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.