Tabagismo Área Programática 5.2

Os profissionais de saúde da área programática 5.2 realizaram ações para falar sobre o tabagismo e a importância em parar de fumar, em uma roda de conversa e na sala de espera foram orientados sobre os malefícios do tabaco, como a atividade física contribui para parar de fumar, fizeram exercícios respiratórios no local,  as unidades envolvidas foram, Centro Municipal de Saúde Adão Pereira Nunes com a profissional responsável Tânia Márcia e no Centro Municipal de Saúde Aguiar Torres os profissionais envolvidos foram de educação física do programa academia carioca Cibele Santos, assistente de saúde bucal Aline e a técnica de saúde bucal Márcia junto com a responsável Katherine.

Tabagismo Área Programática 5.2 Tabagismo Área Programática 5.2

Deixar o cigarro pode prevenir doenças graves causadas por esse vício

“O cigarro não se resume apenas à possíveis problemas nas vias aéreas, doenças cardiocirculatórias são de risco para os fumantes, além do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O câncer é comum em diversas regiões do corpo humano, como sistemas respiratórios, digestório e urinário, porém, pode ocorrer em qualquer outro”.

Tabagismo Área Programática 5.2

Mesmo que as pessoas saibam de todos os riscos causados pelo cigarro, ainda assim não conseguem deixar o vício de lado, uma vez que as substâncias químicas presentes estão relacionadas à dependência pela nicotina. “Sem perceber ela domina a mente e leva o indivíduo a querer sempre mais e com bastante frequência”.

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também estão associados ou são fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como para muitas patologias buco-dentais.

 

Fonte: inca.gov.br/tabagismo

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.