No auditório, Centro de Cultura e Ideias (CCI) da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti foi realizada a reunião com os Gestores das Unidades de Atenção Primária da Área Programática 5.2 (AP). Os profissionais Anderson Guedes e a Bárbara Vanessa, atuantes na Divisão de Vigilância em Saúde (DVS 5.2) ministraram a reunião, onde apresentaram o Panorama da Mortalidade dos Residentes da Área Programática 5.2 no ano 2021, evidenciando cada eixo investigado. Foram revisadas as Fichas de Investigação de óbitos utilizadas; além de apresentação do Painel de Indicadores e o Painel de Monitoramento da Vigilância em Saúde da AP 5.2 no ano de 2022.

Reunião Mortalidade AP 5.2 Reunião Mortalidade AP 5.2

Mortalidade Infantil

O coeficiente de mortalidade infantil é classicamente reconhecido como um bom indicador das condições de vida de uma população. É um indicador que mede o risco de morte no primeiro ano de vida. É composto por três componentes: mortalidade neonatal precoce, que ocorre antes de se completar o sétimo dia de vida; a mortalidade neonatal tardia, do sétimo ao 28º dia de vida; e a mortalidade pós-neonatal, são os óbitos que ocorrem acima do 28º dia de vida até antes de se completar uma ano.

Leia mais em rio.rj.gov.br

Reunião Mortalidade AP 5.2 Reunião Mortalidade AP 5.2

Mortalidade Materna

Entre os indicadores utilizados na avaliação dos riscos à saúde de grupos populacionais específicos, destaca-se a razão de mortalidade materna. Ela é considerada um importante indicador das condições de vida das mulheres e da qualidade da assistência prestada no período gravídico-puerperal.

Leia mais em http: rio.rj.gov.br

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.