Em 24 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe o Dia Mundial da Tuberculose (TB), doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde. Os profissionais de saúde, enfermeira Daniele Barbosa e os agente comunitário de saúde (ACS) Rosilene Freire, Gisele Rodrigues, Marcelo Pontes da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti realizaram uma ação no território para falar da importância do combate e tratamento da Tuberculose (TB).

AÇÃO DE COMBATE À TUBERCULOSE AÇÃO DE COMBATE À TUBERCULOSE

O tratamento e incentivo à pesquisa para erradicar a Tuberculose (TB) até 2030.

Conheça um pouco do bacilo de Koch (Robert Koch).

A tuberculose é uma doença que ataca preferencialmente o pulmão, podendo se expandir e atingir os ossos, as meninges, os órgãos genitais e os rins. É uma doença extremamente contagiosa.

A transmissão pode acontecer de várias formas: através de fala, espirro e tosse da pessoa infectada; uso de objetos, roupas e utensílios contaminados; ingestão de leite, carne bovina e derivados contaminados; convivência com a pessoa infectada. Em domicílios pouco ventilados e arejados a possibilidade de transmissão da doença é maior porque os bacilos sobrevivem por até 8 horas no ambiente.

AÇÃO DE COMBATE À TUBERCULOSE AÇÃO DE COMBATE À TUBERCULOSE

Nos infectados, os sintomas mais frequentes são tosse persistente por pelo menos três semanas, expectoração, dor torácica, falta de apetite, fadiga constante, emagrecimento, suor noturno, febre baixa ao anoitecer, e catarro esverdeado, amarelado ou com sangue.

Em caso de sintomas, procure uma clínica da família mais próxima da sua casa, consulte seu médico e realize exames de diagnóstico para uma avaliação mais precisa.

 

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina 

 

Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.

Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.