Em 24 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe o Dia Mundial da Tuberculose (TB), doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde. Os profissionais de saúde, enfermeira Daniele Barbosa e os agente comunitário de saúde (ACS) Rosilene Freire, Gisele Rodrigues, Marcelo Pontes da Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti realizaram uma ação no território para falar da importância do combate e tratamento da Tuberculose (TB).
O tratamento e incentivo à pesquisa para erradicar a Tuberculose (TB) até 2030.
Conheça um pouco do bacilo de Koch (Robert Koch).
A tuberculose é uma doença que ataca preferencialmente o pulmão, podendo se expandir e atingir os ossos, as meninges, os órgãos genitais e os rins. É uma doença extremamente contagiosa.
A transmissão pode acontecer de várias formas: através de fala, espirro e tosse da pessoa infectada; uso de objetos, roupas e utensílios contaminados; ingestão de leite, carne bovina e derivados contaminados; convivência com a pessoa infectada. Em domicílios pouco ventilados e arejados a possibilidade de transmissão da doença é maior porque os bacilos sobrevivem por até 8 horas no ambiente.
Nos infectados, os sintomas mais frequentes são tosse persistente por pelo menos três semanas, expectoração, dor torácica, falta de apetite, fadiga constante, emagrecimento, suor noturno, febre baixa ao anoitecer, e catarro esverdeado, amarelado ou com sangue.
Em caso de sintomas, procure uma clínica da família mais próxima da sua casa, consulte seu médico e realize exames de diagnóstico para uma avaliação mais precisa.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.