Foi realizada em 09/03/2022 atividade em conjunta com a Nutricionista Raissa Balthar e a profissional de educação Física Cyntia Francisco junto aos alunos da Academia Carioca na Clínica da Família Medalhista Olímpico Arthur Zanetti (CF) , para celebrar o dia internacional da mulher. Foram dadas dicas de alimentação e exercícios, para ter uma vida mais saudável, além de atividades físicas em que todos os participaram. Ao término, foram distribuídas rosas para todos os participantes.
Origem e História do Dia Internacional da Mulher
A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi oficializada em 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de Março foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, acontecimento que data de 8 de Março de 1917.
Essa manifestação, que contou com mais de 90 mil russas ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida como “Pão e Paz”.
Mas, a luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza também a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas contra o machismo, violência domestica e psicológica.
Atualmente o SUS (sistema único de saúde) tem apoiado as mulheres vitimas de maus tratos , o atendimento especializado e integral para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual no Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei. A Constituição estabelece, entre outros direitos, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.
Nesta data expressamos nossa gratidão e reconhecimento a todas as mulheres e renovamos nossos votos para um futuro melhor a todas as mulheres do mundo.
Vacina protege! Mas os cuidados devem continuar.
Lave as mãos, use máscara e pratique o distanciamento social.