Sobre a Carteira de Serviços – A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS)
É um documento que visa nortear as ações de saúde oferecidas à população no Município do Rio de Janeiro. Ela é uma ferramenta atualmente utilizada em várias cidades do país e em outros países como estratégia de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
Recomenda-se que esta carteira seja atualizada a cada 2 anos.
Quem deve ler?
Todos os profissionais, gestores e população devem se apropriar dos serviços de saúde oferecidos na APS.
Quem escreveu este guia?
Este é um esforço coletivo de gestores do nível central e das coordenações de áreas de planejamento da SMS/RJ.
O que é APS?
A APS é entendida pela SMS/RJ como a porta de entrada do sistema de saúde do município.
Está inserida em uma rede de atenção à saúde e tem por finalidade oferecer o primeiro contato às pessoas quando procuram o serviço de saúde. Existem vários modelos de APS.
No Município do Rio de Janeiro o modelo escolhido foi a Estratégia Saúde da Família (ESF). Para que a APS seja resolutiva, alguns princípios devem ser seguidos. A APS trabalha com território adscrito, ou seja, a população residente na área de cobertura da ESF deve prioritariamente ser atendida pela mesma equipe de saúde da família.
A nova edição da Carteira de Serviços da Atenção Primária do município do Rio de Janeiro surgiu em um momento de reestruturação da assistência à saúde na cidade.
Diante de uma pandemia de coronavírus (COVID-19) os profissionais de saúde formados por equipes têm demonstrado uma capacidade inigualável de se adaptar às necessidades de saúde das populações em seus territórios e manter seu papel no cuidado dos indivíduos, famílias e comunidades.
A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) é um documento que visa nortear as ações de saúde na atenção primária oferecidas à população no Município do Rio de Janeiro. Quem deve ler? Todos os profissionais, gestores e população devem se apropriar dos serviços de saúde oferecidos na APS.
O conceito de Atenção Primária
É o contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, acessibilidade (ao sistema), continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, vínculo, equidade e participação social.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Fontes: